01/09/08

Gestão dos Resíduos Urbanos na Europa





Em 1995, cada cidadão europeu produziu uma média de 460 kg de resíduos urbanos. Este valor aumentou para 520 kg por pessoa em 2004 e espera-se que aumente ainda para 680 kg por pessoa até 2020 (cerca de 340 milhões de toneladas). No total, isto corresponde a um aumento de aproximadamente 50% num período de 25 anos (25% entre 2005 e 2020).

Em 2005, as emissões de gases com efeito de estufa provenientes da gestão de resíduos, nomeadamente o metano libertado nos aterros sanitários, representavam cerca de 2% do total de emissões da União Europeia.

O aumento da recuperação e transformação de resíduos, através da reciclagem, da compostagem (no caso dos resíduos biodegradáveis) e da incineração com recuperação de energia, desempenham um papel essencial para diminuir a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterros sanitários, e o respectivo impacte ambiental de um acréscimo permanente do volume de resíduos. Assim, apesar do aumento do volume de resíduos, espera-se que as emissões de gases com efeito de estufa resultantes da gestão de resíduos urbanos diminuam consideravelmente até 2020.

A limitação ou prevenção do aumento do volume de resíduos reduziriam ainda mais as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do sector dos resíduos (principalmente devido à recolha e ao transporte de resíduos) e proporcionariam outros benefícios à sociedade e ao ambiente, tais como a redução dos custos da gestão de resíduos, a diminuição da poluição atmosférica (com partículas e óxidos de azoto) e a diminuição da poluição sonora relacionada com a recolha e transporte de resíduos.

> Ler + (Melhorar a gestão dos resíduos urbanos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, EEA Briefing 1/2008)
> Ler outros relatórios sobre o ambiente na Europa

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails