23/08/08

Lista Vermelha de Peixes


A lista vermelha de peixes da Greenpeace para Portugal é uma lista de espécies que são vendidas nos supermercados portugueses e que correm sérios riscos de serem provenientes de pescas ou de viveiros insustentáveis (lista vermelha de peixes - PDF/4Mb).

De facto, a situação dos mares e oceanos do planeta é grave:

> 75% dos stocks de peixe do mundo com valor comercial estão totalmente explorados, sobreexplorados ou esgotados;

> 88% dos peixes das águas europeias são vítimas da sobrepesca, enquanto que a média mundial é de 25%;

> 90% das populações dos grandes peixes predadores (como o atum, o bacalhau e o peixe espada) estão esgotadas;

> Actualmente só 1% dos oceanos e mares do mundo estão totalmente protegidos, uma percentagem ridícula quando comparada com os espaços naturais protegidos em terra (11%).

O que pede a Greenpeace?

70% do peixe consumido em Portugal é adquirido nos grandes supermercados. Segundo um estudo da Greenpeace (ver o ranking de supermercados da Greenpeace), a maioria dos principais grupos de supermercados não possui uma política sustentável em relação ao peixe que vende, razão pela qual todos eles necessitam de melhorias urgentes e de fazer um esforço que mostre a preocupação com a actual crise dos oceanos.

A Greenpeace pede aos principais distribuidores, nomeadamente supermercados, que desenvolvam uma política sustentável de compra de produtos do mar, assegurando aos consumidores que os produtos de peixe que vendem foram capturados de forma sustentável e que não provêm de actividades destrutivas.

A Greenpeace pede aos consumidores que exijam aos supermercados que desenvolvam uma política sustentável de compra de produtos do mar e que evitem consumir as espécies mencionadas na lista vermelha.

Envia um postal ou um email aos supermercados, pedindo que desenvolvam uma política de compra de peixe sustentável. Eles não podem continuar a comercializar espécies de peixe que estão sobreexploradas ou que são pescadas com métodos que estão a destruir a vida dos mares e oceanos do planeta!


Envia a lista vermelha de peixes aos teus amigos e coloca um banner da Greenpeace no teu blog, Hi5, outras redes sociais ou página pessoal e ajuda a salvar os oceanos. O banner que a Greenpeace criou é dinâmico e actualiza-se automaticamente com imagens e links relacionados com as últimas acções da Greenpeace em Portugal.

Mais informações:

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails