08/06/09

Dia Mundial dos Oceanos




Hoje é dia 8 de junho e voltamos a celebrar o Dia Mundial dos Oceanos. Desde a Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento em 1992 no Rio de Janeiro, que esta data é assinalada por milhares de pessoas em todo o mundo. No ano passado, reconhecendo a urgência de preservar este recurso, as Nações Unidas oficializaram este dia.

Os oceanos e mares são responsáveis pela absorção de 30 a 50% do dióxido de carbono emitido no planeta e produzem mais de metade do oxigénio que respiramos. Literalmente, se os nossos oceanos morrerem, com eles desaparece a vida na Terra. Este ano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convoca-nos com o tema “Nossos Oceanos, Nossa Responsabilidade” e lembra que a responsabilidade de salvaguardar este pulmão planetário é de todos nós.

Anualmente, cerca de 27 milhões de toneladas de vida marinha são novamente devolvidas ao mar já sem vida, como consequência da pesca destrutiva e indiscriminada. Este desperdício é o equivalente a afundar cerca de quarenta navios Titanic com lotação máxima por semana, mais de 5 navios por dia! Este é apenas um exemplo das inúmeras ameaças que o ambiente marinho enfrenta.

Neste momento, existem mais de 3,5 milhões de embarcações de pesca a navegar nos nossos oceanos. Ao mesmo tempo que o perigo de colapso dos recursos provenientes do mar começa a ser amplamente divulgado, surge cada vez mais oferta para um mercado de peixe sustentável, demonstrando que é possível alterar a indústria da pesca.

Mais de 75% dos stocks globais de peixe estão completamente explorados, excessivamente explorados ou esgotados. Em Portugal cerca de 70% do peixe fresco congelado e em conserva é comprado nas grandes superfícies.

O que tu podes fazer em defesa dos oceanos?

A Greenpeace está em Portugal a fazer campanha para que as grandes superfícies, responsáveis por 70% do peixe que se vende no país, assumam um papel relevante na proteção dos oceanos, informem os consumidores sobre a proveniência do peixe que têm à venda e incentivem a indústria a fazer as mudanças necessárias em direção à sustentabilidade dos recursos dos mares.

> Consulta o ranking de supermercados e entra em acção!
> Coloca o vídeo no teu site ou blog
> Divulga o vídeo por mail
> Divulga o vídeo no Twitter
> Recebe as notícias da Greenpeace por mail
> Vê o filme "O Fim da Linha", que relata a verdade inconveniente sobre os oceanos
> Lê a edição 7 da Newsletter ECO do Oceanário, "Educar para a Conservação dos Oceanos"

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails