31/10/08

Relatório do Estado do Ambiente 2007

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a entidade do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional responsável pela elaboração anual do Relatório do Estado do Ambiente (REA) em Portugal, de acordo com a Lei de Bases do Ambiente.

O REA 2007 é constituído por três grandes capítulos – pressões no ambiente, estado do ambiente e instrumentos de política, gestão e promoção ambiental. Na escolha e tratamento dos temas pretendeu-se reflectir domínios que apresentassem relevância política, designadamente os que são explicitados em documentos estratégicos. Sempre que possível foram utilizadas séries de dados de pelo menos 10 anos, de forma a permitir uma análise consistente das principais tendências do estado do ambiente.

Numa óptica de sustentabilidade nas suas várias vertentes optou-se por incluir um capítulo de enquadramento sócio-económico, onde se apresentam alguns indicadores económicos e sociais, fazendo uma comparação da sua evolução nos últimos 10 anos, em Portugal e na média da União Europeia.

> Ler a versão preliminar do REA 2007

4 comentários:

dany disse...

é possível encontrar este relatório escrito em inglês?

cumprimentos

Nelson Correia disse...

Olá Daniela!
Desconheço a existência da versão inglesa do REA. mas pode consultar diversas publicações em inglês sobre o estado do ambiente na Europa no site da Agência Europeia do Ambiente:
http://www.eea.europa.eu/publications/latest#c9=all&c7=en

De salientar o relatório EEA SIGNALS 2009 na página:
http://www.eea.europa.eu/publications/signals-2009
Espero ter ajudado!

dany disse...

Obrigado por me ter respondido, desde já agradeço!

Mas o facto é que encontro-me em período erasmus e tenho que elaborar um trabalho escrito em inglês sobre a poluição da água e ar em Portugal e não na Europa!

dany disse...

Se conseguir sugerir alguns documentos que fale sobre isto, escritos em Inglês. Agradecia

Related Posts with Thumbnails