23/10/08

Cientistas Portugueses



"Geração Cientista" foi um documentário televisivo, exibido na RTP2, em 2007, que divulgou o trabalho desenvolvido por jovens cientistas portugueses.

Este documentário foi inspirado na publicação "Profissão: Cientista - Retratos de uma geração em Trânsito" e os seus episódios podem ser vistos no site da Associação Viver a Ciência e no canal viveraciencia do YouTube.

O manual "Profissão: Cientista" destaca o retrato de 14 jovens cientistas portugueses em início de carreira, tendo em conta que «os jovens são, na ciência, uma inesgotável fonte de criatividade», produzindo trabalhos com impacto no nosso dia-a-dia ou que geram grandes expectativas futuras, abrangendo áreas tais como as Ciências da Vida, a Química, a Física e a Matemática.

Das moscas “telecomandadas” à utilização da matemática para ajudar na luta contra doenças infecciosas, passando pela explicação para o facto de Vénus girar “ao contrário”, pelos embriões de galinha que nos falam do nosso próprio desenvolvimento e pela evolução genética oculta nos padrões das asas das borboletas, são histórias de descobertas que marcam a Ciência. Feitas em Paris, Washington, Aveiro, Braga ou Boston. As aplicações das investigações dos catorze cientistas retratados permitem, por exemplo, prever a obstrução de condutas de petróleo no fundo do mar ou explicar por que é que certos medicamentos são eficazes contra a SIDA.

No entanto, a imagem do cientista continua a ser a de um homem branco, com ar enfadonho, sempre fechado no seu laboratório. Para contrariar esta ideia, o projecto Vidas a Descobrir contempla a realização de entrevistas a doze mulheres cientistas (ver biografias), originárias de oito países países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), de modo a dar a conhecer mulheres de várias gerações, culturas e etnias que tenham dado um contributo decisivo para as áreas de conhecimento científico em que trabalham.

> Ler +
> Blog da Associação Viver a Ciência
> Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas



Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails