13/04/08

Energias Renováveis em Portugal

Portugal está hoje na linha da frente europeia na área da Energia. As nossas metas de eficiência energética, de utilização de biocombustíveis e de energias renováveis são mais ambiciosas do que as próprias metas europeias. Em 2006, fomos o país da União Europeia que mais cresceu na produção de energia eólica. Em 2007, 40% da electricidade produzida em Portugal teve já origem em fontes renováveis. Segundo o Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, Portugal deve reduzir em 10% o consumo de energia até 2015.

Brevemente serão construídas novas barragens (centrais hidroeléctricas) em Portugal, no âmbito do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hídrico: as barragens de Pedroselos, Gouvães, Daivões, Alto Tâmega, Pinhosão, Girabolhos, Fridão, Alvito, Almourol e Foz Tua.

O investimento de Portugal nas energias eólica e hidroeléctrica é importante porque reforça a segurança nacional e a protecção do ambiente, diminuindo a dependência externa de energia e a emissão de gases com efeito de estufa.

> Ler +
> Ler a Estratégia Nacional para a Energia

4 comentários:

Abrantes disse...

Boas.

40% da electricidade produzida em Portugal teve já origem em fontes renováveis, esperemos então alcançar a meta de 30% de energia produzida na Europa no ano de 2020, ser de origem renovável.

Parabens.

Visite o meu blog:http://alternativa-renovavel.blogspot.com/

Anónimo disse...

min pessoa gostar disto. muy bonito.,
yo tambem queria un belogue destos

Anónimo disse...

potrtugal, contrariamente ao que diz este blog, não produz 40% da sua electricidade em fontes renovaveis, nem mesmo metade, ficando apenas em aproximadamente 15% de electricidade produzida proveniente de fontes renovaveis. Era bom que estivesse atento ás verdadeiras estatisticas e nao embarca-se em estatisticas fraudolentas

Nelson Correia disse...

Obrigado pelo seu comentário. Mas não me parece que esteja certo quando diz que Portugal produz apenas 15% de electricidade proveniente de fontes renovaveis. Se reparar numa factura da EDP, actualmente Portugal produz cerca de 50% de electricidade proveniente de fontes renovaveis!
Além disso, deve referir em que fonte se baseia para afirmar essa percentagem reduzida para sabermos se é mais credível que a EDP e o governo (responsável pela Estratégia Nacional para a Energia) ou a Direcção-Geral de Energia e Geologia. Veja também a notícia de 16/03/11 em http://www.renewable.pt/pt/Noticias/Paginas/Producaoelectricidadepartirderenovaveis2010.aspx cujo título é Em 2010, 52% da electricidade consumida em Portugal teve origem em fontes renováveis. Se identificar-se quando coloca mensagens no blog também será mais correcto da sua parte para eu poder comunicar directamente consigo e esclarecermos as dúvidas.

Related Posts with Thumbnails