13/04/08

A Partícula de Deus


"Se o leitor escavasse um buraco com 100 metros de profundidade, a pique, a partir do centro da encantadora aldeia francesa de Crozet, chegaria a um cenário parecido com o covil subterrâneo de um vilão de James Bond. Iluminado com cores garridas, um túnel com três metros de diâmetro descreve uma curva e desaparece à distância, exibindo, intervaladas por alguns quilómetros, câmaras altas e espaçosas repletas de pesadas estruturas de aço, cabos, canos, fios, ímanes, tubos, manivelas, passadiços e dispositivos enigmáticos."

O Super Ciclotrão de Protões e o Grande Colisor de Hadrões (LHC) são aceleradores de partículas que servem para estudar as forças e as partículas, que constituem a matéria e que existiam nos momentos iniciais do Universo, logo depois do Big-Bang, e para ajudar a compreender a matéria escura, que deve existir nos espaços escuros do Universo. Pertencem à Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), onde foi inventada a World Wide Web (páginas da Internet com links), pelo físico Tim Berners-Lee.

O LHC está construído num túnel circular com 27 km de perímetro, situado na fronteira entre a França e a Suíça. As partículas são aceleradas por ondas eléctricas e conduzidas por ímanes (arrefecidos com hélio líquido, a -271 ºC), que obrigam as partículas a curvar ao longo da trajectória curvilínea. Deste modo, as partículas chocam quase à velocidade da luz, transformamdo-se em energia, que originará novas partículas. O maior detector destas partículas, chama-se ATLAS, e tem sete pisos de altura.

A matéria é constituída por partículas muito pequenas (moléculas, átomos e iões), que não são visíveis (apenas se pode detectar a sua presença com microscópios especiais). As moléculas são constituídas por átomos. Os átomos são constituídos por protões, neutrões e electrões. Os protões e os neutrões (hadrões) são constituídos por quarks e gluões.

Será que existem partículas ainda mais pequenas, como o bosão de Higgs (partícula de Deus), que faz parte da teoria que explica a existência da massa das partículas? Os físicos esperam que o bosão de Higgs se forme no LHC, durante a colisão de protões.

Fonte: No coração de toda a matéria: Caça à partícula de Deus. National Geographic Portugal, Março, 2008.

> Ler o texto completo do artigo
> Ver fotos
> Ler +
> Large Hadron Collider at Cern (The Guardian)
> Cern (The Guardian)
> Fermilab (laboratório do acelerador de partículas americano)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails