17/01/11

Jogo Batalha da Energia

A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em parceria com a empresa Ydreams, desenvolveu um jogo para computador denominado “Batalha da Energia”. 

Neste jogo, o utilizador é convidado a desenvolver um conjunto de actividades que promovem a eficiência energética e a racionalidade no consumo de energia em ambiente doméstico. O cenário do jogo é uma casa de dois andares onde habitam, para além do jogador, o pai, a mãe e o irmão com comportamentos energéticos muito pouco racionais.

O objectivo do jogo é elevar a eficiência do consumo de energia em casa. Para tal, o jogador deve corrigir os maus hábitos de consumo das restantes personagens e, assim, conquistar créditos. Sempre que o telefone tocar, o jogador deve “atender” e responder correctamente às perguntas colocadas (relacionadas com o tema de energia) e, assim, arrecadar ainda mais créditos. Os créditos acumulados podem ser trocados por electrodomésticos ou equipamentos que elevam o desempenho energético da casa e da família, devendo o jogador dirigir-se à loja online que o jogo contém. A progressão no jogo pode ser acelerada pela utilização de alguns códigos, publicados no site do jogo, que permitem aceder a equipamentos como micro-eólicas com grande impacto no desempenho energético da habitação.

De forma muito resumida, este é o jogo da “Batalha da Energia”, mas, mais que o jogo, o que importa é a sensibilização e promoção de uma eficiência energética que cada um de nós pode e deve implementar no nosso dia-a-dia ao corrigirmos velhos hábitos de deixar a luz acesa quando saímos da nossa sala em conjunto com a televisão, os aparelhos que deixamos em stand-by, a porta do frigorífico sempre a abrir e fechar, o ar condicionado mal regulado, as luzes acesas durante o dia em vez de janelas abertas aproveitando a luz solar, a aquisição de novos electrodomésticos tendo em conta a sua categoria de eficiência energética (sendo mais caros, à partida justificam contudo o seu investimento pela sua real eficiência energética e menores consumos).

Ler +

1 comentário:

João Silva disse...

Excelente idéia para promover a conscientização ambiental !

Related Posts with Thumbnails