19/03/10

Dia Mundial da Água - 22 de Março


Depois do Dia Mundial da Árvore (21 de Março), comemora-se, a 22 de Março, o Dia Mundial da Água. Dois temas relacionados e essenciais para a vida na Terra: sem água não há árvores; sem árvores não há oxigénio; sem água e oxigénio não há vida.

Visita o site Águas Divertidas e descobre de onde vem, para onde vai e como é tratada a água que utilizas. Deste modo, ficas a conhecer o ciclo urbano da água, desde a sua origem até à sua descarga no meio ambiente.

Os conteúdos do site estão divididos em quatro secções:

  • Abastecimento de Água - captação, tratamento, transporte, armazenamento e distribuição de água potável às populações;
  • Águas Residuais - recolha, transporte, tratamento e descarga das águas residuais no meio ambiente;
  • Águas em Portugal - divulgação de sites portugueses;
  • Águas Divertidas - divulgação de materiais pedagógicos dinâmicos e interactivos (jogos, animações, imagens, bandas desenhadas, textos, livros e actividades que poderão ser realizadas por professores e alunos).

Podes ainda consultar a tese de mestrado em Engenharia Sanitária "A Divulgação do Ciclo Urbano da Água Através da Internet: Realização de Projectos no 3º Ciclo do Ensino Básico", e conhecer muitas informações sobre a água no Mundo e em Portugal:

Em Portugal, a qualidade da água é da responsabilidade da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que publica o Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), o qual pretende contribuir para a divulgação de informação importante sobre os serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos:

* Sumário Executivo
* Vol. 1 – Caracterização geral do sector
* Vol. 2 – Caracterização económica e financeira do sector
* Vol. 3 – Avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores
* Vol. 4 – Controlo da qualidade da água para consumo humano

Ler +:
> Edições anteriores do RASARP
> World Water Day 2010
> Tudo sobre a água na Europa (European Environment Agency)
> WHO: Water Sanitation and Health

2 comentários:

(11) 36676357 disse...

IGUASSU ITEREI
s.lourencinho@uol.com.br
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/1.htm
[20100322 Terræ Registra] Dia Mundial da Água 2010. Vejam o que estamos protegendo:

http://network.earthday.net/photo/photo/slideshow?albumId=1734264:Album:99644


--------------------------------------------------------------------------------

22 Março de 2010- Salve a Bacia do Caçador! Todos vivemos rio abaixo. Para o benefício comum, proteger as fontes d´água da contaminação é dever de todos. Não se pode deixar esta responsabilidade apenas nas mãos do governo. Prevenir é mais econômico ( ONU, 2010)

O Centro de Referência do Movimento da Cidadania pelas Águas Florestas e Montanhas Iguassu Iterei, , celebra in situ e globalmente pela web, o Dia Mundial da Água 2010, difundindo virtualmente a campanha da ONU-AGUA e as ações emblemáticas do movimento pela Duplicação Sustentável da Br116-SP para SALVAR A BACIA DO CAÇADOR: nas cabeceiras da Serra do Mar, recobertas pela Mata Atlântica remanescente. As ações da sociedade civil em prol das alternativas sustentáveis para a Duplicação da BR-116 na Serra estão respaldadas em pareceres técnicos, científicos e jurídicos de conceituados especialistas . As ações do Centro de Referência celebrando o DIA MUNDIAL DA AGUA 2010 visam pedagogicamente dar conhecimento público do que tem sido feito , em prol da Água latu sensu , no que tange a qualidade e a quantidade , tanto globalmente como especificamente nesta Serra, para garantir a salvaguarda da Terra para a presente e futuras gerações. A campanha do CR MCPA FM Iguassu Iterei dá continuidade às realizadas desde 1998 no DIA MUNDIAL DA AGUA .
Conforme, Léa Corrêa Pinto, coordenadora de Iguassu Iterei, a presente contribuição está amparada nos princípios do conhecimento e informação , da participação, da precaução e da prevenção, que são essenciais quando se lida com a mudança de clima , a importânica de se evitar a poluição da água, elemento essencial à vida, a perda acelerada da biodiversidade , as crises da água do mundo e o lobby pela flexibilização global da legislação ambiental .

http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/1.htm
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br
Share Twitter Facebook

Ubiratan Rabelo disse...

Olá, achei o seu blog muito interativo, com ótimas idéias, ficaria muito grato se pudéssemos trocar informações como seguidores.
Acesse: Worldnovus.blogspot.com
Obrigado

Related Posts with Thumbnails