18/07/09

Missão Apollo 11 - Nós Escolhemos a Lua





A biblioteca e museu presidencial John F. Kennedy criou o site We Choose The Moon (Nós Escolhemos a Lua) que, 40 anos depois, recria em tempo real a missão Apollo 11:
a rota da nave, as mensagens (transmissões de rádio) entre os astronautas e os controladores da NASA, vídeos e fotos.

Em 1961, o presidente americano John Kennedy, assassinado seis anos antes do lançamento da Apollo 11, estabeleceu a meta de chegar à Lua até ao fim da década e, no ano seguinte, fez um discurso que dizia: “Nós escolhemos ir à Lua nesta década, e fazer também as outras coisas, não porque elas sejam fáceis, mas porque são difíceis, porque a meta servirá para organizarmos e medirmos o melhor de nossas energias e habilidades, porque esse desafio é um que queremos aceitar, que não iremos adiar e que vamos vencer”.




No dia 16 de Julho de 1969, no Cabo Canaveral (Flórida), ocorreu o lançamento da missão Apollo 11, na ponta de um foguete Saturno V, levando para a Lua os astronautas Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz", Michael Collins e Neil Armstrong.

No dia 20 de Julho, pelas 20:20 h, o Módulo Lunar Eagle alunou com sucesso, no Mar da Tranquilidade, e Neil Armstrong foi o primeiro Homem a pisar o solo da Lua, seguido de Edwin Aldrin. Estes dois astronautas caminharam cerca de duas horas na Lua e deixaram uma placa, onde se lê: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade". Também ficaram famosas as frases: "Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou” e "É um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".

Michael Collins ficou no Módulo de Comando Columbia, numa órbita a 100 km da Lua, esperando pelo Eagle. A histórica missão de oito dias de duração, terminou no dia 24 de Julho de 1969, quando o Módulo de Comando atingiu o Oceano Pacífico.

> Twitter: astronautas e controladores da NASA
> Transmissão da missão pela NASA TV
> Vídeos em HD da missão Apollo 11
> Fotos dos locais de alunagem das missões Apollo
> Apollo 40th Anniversary
> Fotos "Remembering Apollo 11"
> Apollo 11 Moon Landing 40th Anniversary Coverage (NG)
> Man Walks on Another World (NGM)
> Again, to the moon - and beyond (Stephen Hawking)
> Chegámos à Lua... (Visão)
> Missões Apollo
> Ler +

1 comentário:

Gustavo orte disse...

Olá. Gostaria de um email para contato... Abraço

Related Posts with Thumbnails