13/10/07

Prémio Nobel da Paz para Al Gore e IPCC

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e activista internacional contra o aquecimento global, e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, são os vencedores do prémio Nobel da Paz de 2007, pelos seus esforços para chamar a atenção do mundo para a ameaça representada pelo aquecimento global e por divulgarem medidas a tomar para evitar as mudanças climáticas.

Al Gore escreveu dois livros, realizou palestras por todo o mundo para divulgar as suas ideias, participou no documentário "An Inconvenient Truth" (Uma Verdade Inconveniente), que venceu o oscar de melhor documentário em 2007, e organizou os concertos "Live Earth".

O IPPC é o órgão das Nações Unidas responsável por divulgar informações científicas em relatórios, produzidos por 3 grupos de trabalho, baseadas nas pesquisas de mais de 2500 cientistas de todo o mundo. O relatório de 2007 - Fourth Assessment Report (AR4) - afirma, com 90% de certeza, que o Homem é responsável pelo aquecimento global (11 dos últimos 12 anos foram os mais quentes já registados), e demonstra claramente que as mudanças climáticas já estão a ocorrer com graves consequências:
  • O nível dos oceanos está a subir, afectando 100 milhões de pessoas que vivem a menos de um metro acima do nível do mar;
  • Os glaciares e a neve das montanhas diminuíram muito;
  • As populações da Índia e da China podem passar fome por causa da diminuição da produção de alimentos;
  • As reservas de água doce, que abastecem milhões de pessoas no mundo, estão em risco;
  • As temperaturas, cada vez mais altas no Verão e em zonas normalmente de clima temperado, provocam um aumento na frequência de secas mais intensas e longas;
  • Noutras regiões, a precipitação vai aumentar, provocando graves inundações e deslizamentos de terra;
  • Os ciclones tropicais (tufões e furacões) tornam-se mais intensos devido ao aumento da temperatura da água do mar.
O relatório do Grupo de trabalho III (terceira parte do AR4) mostra o que se deverá fazer para deter o aquecimento global em cerca de 2 oC, reduzindo as emissões de CO2 até 2050, em 50% a 85% dos valores de 2000 (com o pico das emissões até 2015 - ver pág. 28 do relatório). Se não fizermos nada para reduzir as emissões, o aquecimento do planeta será duas vezes maior (entre 4 e 6 oC).

> Ler +
> Tudo sobre o aquecimento global

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails