24/05/07

Ecocentro

Abandonar o lixo, em locais que não são adequados, provoca a degradação do ambiente e a propagação de doenças. Para evitar este problema, o lixo pode ser colocado num aterro sanitário, apesar desta solução apresentar desvantagens devido à grande quantidade de resíduos que é produzida e à necessidade de serem enterrados num local apropriado.

A melhor solução será reciclar e reutilizar o lixo. A reciclagem e a reutilização dos resíduos apresenta as seguintes vantagens, que contribuem para a melhoria da qualidade do ambiente e da nossa vida:
> Diminuição do consumo dos recursos naturais;
> Redução da poluição do ar, da água e do solo;
> Poupança de energia;
> Diminuição da quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário.

Para se reciclar, os vários tipos de resíduos devem ser separados e colocados no ecoponto ou no ecocentro.









Ecoponto (à esquerda) e ecocentro (à direita).

O ecocentro é o local que serve para o depósito temporário dos resíduos, que não devem ser colocados no ecoponto e no contentor do lixo, devido às suas dimensões ou características poluentes, tais como óleos, electrodomésticos, móveis e entulhos de construção e demolição. O transporte e depósito destes resíduos é gratuito para particulares: basta telefonar para o ecocentro, para a Câmara Municipal ou deslocar-se directamente ao ecocentro.

O ecocentro de Torres Novas funciona de Segunda a Sábado, das 12 às 20 horas (telefone: 249 812 181). Para mais informações consulte o folheto informativo e o site da Resitejo.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails