26/04/08

Reciclagem de Rolhas de Cortiça


A rolha de cortiça é um produto que resulta da transformação da casca do sobreiro, beneficiando as comunidades rurais que dependem da sua produção e o ambiente.

A produção das rolhas de cortiça leva à preservação do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu, e à diminuição do aquecimento global, já que os sobreiros absorvem cerca de 4,8 milhões de toneladas de CO2 por ano, um dos principais gases com efeito de estufa. Parte do CO2 absorvido fica retido na cortiça da casca da árvore. Ao ser reciclada, evita-se as emissões de CO2 para a atmosfera, que se verificam quando a cortiça se decompõe no lixo ou quando é incinerada.

Deste modo, as rolhas de cortiça devem ser utilizadas e recicladas, evitando a sua substituição por produtos prejudiciais para o ambiente, como os vedantes sintéticos (derivados do petróleo) e as cápsulas de alumínio.

As rolhas recolhidas serão vendidas à Corticeira Amorim que, após um processo de trituração, serão aproveitadas para o fabrico de outros produtos aglomerados - isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos ou revestimentos.

O valor adquirido, com o reaproveitamento de cortiça, permitirá à Associação Quercus criar novos bosques, através da plantação de carvalhos, azinheiras e sobreiros pelo país. Com esta iniciativa pretende-se atingir uma taxa de 30% de reciclagem de rolhas de cortiça no prazo de quatro anos, permitindo que da cortiça possa nascer uma árvore.

Junte as suas rolhas de cortiça e coloque-as no rolhinhas mais próximo!!

> Ler +

1 comentário:

Anónimo disse...

É preciso uma maior mobilização a favor das rolhas de cortiça
http://www.ongdarolha.com/

Related Posts with Thumbnails